O diamante "perfeito" vai a leilão em Novembro

A Sotheby's leva a leilão a 13 de novembro o célebre diamante 'Pink Star', de 59,6 quilates, pelo qual espera obter um valor recorde, que ultrapasse os 60 milhões de dólares ou 44, 4 milhões de euros.
Publicado a
Atualizado a

O diamante 'Pink Star' pesa 11,92 gramas, o que equivale a cinco milhões de dólares por grama ou um milhão por quilate, se a estimativa para o valor de venda da Sotheby's vier a concretizar-se.

O especialista da leiloeira em gemologia, David Bennett, que preside à filial helvética da leiloeira britânica, considera que o diamante é de "um rosa brilhante" e "internamente perfeito", o que significa ter a cor mais intensa num diamante e ser de pureza absoluta.

O diamante é o maior do mundo na sua categoria, e o valor em causa "é muito, muito dinheiro. E ao valor da licitação é necessário acrescentar os portes e outras despesas, o que significa que só poucas pessoas no mundo podem estar interessados por uma pedra" como o 'Pink Star', disse à AFP um especialista do setor, a coberto do anonimato.

O 'Pink Star' tem a classificação mais elevada nos graus cromáticos dos diamantes (fancy vivid pink, categoria 5), tendo sido mostrado hoje numa sessão para a imprensa, organizada em Genebra. O diamante está colocado num anel e não existe nenhum semelhante em "qualquer coleção real ou privada, e nenhum museu possui algo semelhante", afirmou David Bennett.

O diamante exibe um brilho tremendo, "um pouco como um champagne rosé, esfusiante", na definição do responsável da Sotheby's.

Além de Genebra, o diamante vai ser mostrado em Nova Iorque, Londres, Hong Kong e Zurique antes do dia do leilão.

Para o especialista ouvido pela AFP, quem adquirir o 'Pink Star' estará a pensar "vendê-lo dentro de alguns anos, se possível por um valor mais elevado".

Até hoje, o 'Pink Star' foi mostrado, entre outras exposições, naquela que reuniu os sete mais importantes diamantes do mundo no Museu Smithsonian, em Washington, em 2003.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt